Inovação

INFORMAÇÃO AO CLIENTE

O transporte público constitui uma solução de mobilidade que, nos dias de hoje, apresenta grandes vantagens, em termos de economia e preservação do meio ambiente.

Por vezes, as pessoas não utilizam o transporte público por não estarem devidamente informadas acerca das soluções que este lhe pode proporcionar.

 

No caso da TST, a informação ao público constitui uma prioridade, encontrando-se a ser desenvolvidos diversos projectos cujo objectivo visa melhorar o conhecimento do púbico relativamente à oferta dos nossos serviços.

Pretendemos assim que a informação sobre a nossa oferta seja amplamente divulgada e tenha uma leitura fácil e amigável.

Nesse sentido estamos a reformular a apresentação dos nossos horários, com o objectivo de facilitar a sua interpretação.

Por outro lado, a divulgação da informação será intensificada a diversos níveis, designadamente nos postos de venda, nas paragens e nos autocarros.

A TST está a implementar, com o apoio do IMTT, uma tecnologia pioneira em Portugal, que consiste na instalação de painéis electrónicos de informação nas principais paragens da rede.

Estes painéis, que são alimentados por energia solar, prestam informação sobre os próximos destinos e tempos previstos de chegada à paragem, permitindo também efectuar a leitura de cartões Lisboa Viva.

Para além disso, e com o intuito de contemplar as necessidades dos invisuais, este sistema dispõe de um dispositivo portátil que, ao ser accionado, emite um aviso sonoro, dando a informação contida no painel.

No interior das viaturas será também implementado um sistema sonoro, permitindo a informação de aproximação de uma determinada paragem e, futuramente, horas previstas de chegada ao destino.

Será, ainda, implementado um sistema sonoro para o exterior que permite prestar informações aos passageiros na paragem, indicando o destino da viatura.
 

SISTEMA DE BILHÉTICA

O sistema de bilhética sem contacto consiste fundamentalmente num modo de pagamento e utilização do sistema de transportes, através de um cartão que utiliza a tecnologia sem contacto para efeitos de carregamento e validação.

Este cartão permitirá substituir os títulos pré-adquiridos, designadamente:

  • Passes
  • Assinaturas de Linha
  • Bilhetes Pré-Comprados

Este sistema apresenta inúmeras vantagens de entre as quais se destacam as seguintes:

  • Possibilidade de, com o mesmo cartão, poder usar vários modos de transporte.
  • Maior eficiência e rapidez no processo de validação.
  • Dotar o operador de um suporte de planeamento e gestão, que lhe permita melhor adequar a  oferta à procura.
  • Maior atractividade por parte do cliente, devido a uma utilização mais fácil.
  • Possibilidade de, no mesmo cartão, poder conter outras funcionalidades, para além do transporte.

A implementação deste sistema na TST decorrerá durante o ano de 2010. Com esta medida, ficará concluído um grande projecto que irá revolucionar todo o sistema de bilhética actual, dotando a TST de uma tecnologia altamente avançada e que contribuirá para a melhoria da qualidade dos serviços prestados aos nossos clientes. 

AGÊNCIAS MUNICIPAIS DE ENERGIA

Sendo os clientes a razão de ser da nossa existência, o ambiente é o meio essencial onde toda a acção diária se desenvolve. Preservá-lo, tomar consciência das necessidades e dos problemas que podem surgir da má gestão de recursos naturais, são matéria de debate e constituem um investimento da nossa parte.

Para servir as populações locais e encontrar soluções concretas, foram criadas as seguintes entidades: AGENEAL, AMESEIXAL, ENA e a SENERGIA, de que a TST faz parte integrante.

Estes organismos visam fundamentalmente promover uma melhor utilização da energia em todos os sectores de actividade, bem como o crescente recurso às fontes de energia renováveis, como forma de proteger o ambiente e contribuir para a melhoria da qualidade de vida na região.